segunda-feira, 15 de julho de 2013

DOUTRINA - VOTO AO SENHOR (TEXTO PARA IMPRIMIR)

DOUTRINA – 25/2013
O VOTO AO SENHOR
COMPROMISSO, DESAFIO E FIDELIDADE – Salmos 50.1-15

INTRODUÇÃO:
O Senhor é um Deus bondoso, que nos abençoa-nos todos os dias. Sendo seus filhos o que poderíamos dar a Ele para demonstrar a nossa gratidão?

1)   O QUE É VOTO
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Promessa solene; 2 .Cumprimento de promessa; 3objecto que representa a promessa; 3. Obrigação contraída moralmente por promessa feita à divindade ou a seres sobrenaturais.

a)   Voto é adoração ao Senhor - IS 19.21
21E o Senhor se dará a conhecer ao Egito, e os egípcios conhecerão ao Senhor, naquele dia; sim, eles o adorarão com sacrifícios e ofertas, e farão votos ao Senhor, e os cumprirão.

b)   Voto é uma oferta de gratidão – Salmos 50.12-15
12“Se eu tivesse fome, não pediria nada a vocês, pois o mundo é meu e tudo o que nele há.
13Por acaso, preciso comer carne de touros ou beber sangue de bodes?
14Que a gratidão de vocês seja o sacrifício que oferecem a Deus, e que vocês dêem ao Deus Altíssimo tudo aquilo que prometeram!
15Se me chamarem no dia da aflição, eu os livrarei, e vocês me louvarão.”

c)    Votos são promessas ao Senhor e devem ser cumpridos na íntegra –
O Senhor considera o voto um compromisso sério e exige o total cumprimento do juramento que a pessoa faz perante Ele, não admite violação de palavra.

1E falou Moisés aos cabeças das tribos dos filhos de Israel, dizendo: Esta é a palavra que o Senhor tem ordenado: 2Quando um homem fizer voto ao Senhor ou fizer juramento, ligando a sua alma com obrigação, não violará a sua palavra; segundo tudo o que saiu da sua boca, faráNúmeros 30.1-2

21Quando votares algum voto ao Senhor, teu Deus, não tardarás em pagá-lo; porque o Senhor, teu Deus, certamente o requererá de ti, e em ti haverá pecado. 22Porém, abstendo-te de votar, não haverá pecado em ti. 23O que saiu da tua boca guardarás e o farás, mesmo a oferta voluntária, assim como votaste ao Senhor, teu Deus, e o declaraste pela tua boca.  – Deuteronômio 23.21-23

4Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o. 5Melhor é que não votes do que votes e não pagues. – Eclesiastes  5.4


2)   O PODER DO VOTO
Os votos trazem livramento até de morte – SL 56
12Os teus votos estão sobre mim, ó Deus; eu te renderei ações de graças; 13pois tu livraste a minha alma da morte, como também os meus pés de tropeçarem, para que eu ande diante de Deus na luz dos viventes.

O voto traz a bênção de Deus no tempo de angústia– SL 66
13Entrarei em tua casa com holocaustos; pagar-te-ei os meus votos, 14que haviam pronunciado os meus lábios, e dissera a minha boca, quando eu estava na angústia.

O voto reforça a oração e garante a vitória - Juízes 11.29-33
29Então o Espírito do Senhor dominou Jefté, e ele atravessou Gileade e Manassés e voltou para Mispa, em Gileade. Dali foi para Amom 30e prometeu ao Senhor o seguinte:
– Se fizeres com que eu vença os amonitas, 31eu queimarei em sacrifício aquele que sair primeiro da minha casa para me encontrar quando eu voltar da guerra. Eu o oferecerei em sacrifício a ti.
32Então Jefté atravessou o rio para lutar contra os amonitas, e o Senhor lhe deu a vitória. 33Ele derrotou os amonitas desde Aroer até perto de Minite – vinte cidades ao todo – e continuou até Abel-Queramim. Houve uma grande matança, e os israelitas derrotaram os amonitas.

O voto garante a resposta da oração- 1 Samuel 1.10-11, 19-20
10Aí Ana se levantou aflita e, chorando muito, orou a Deus, o Senhor. 11E fez esta promessa solene:
– Ó Senhor Todo-Poderoso, olha para mim, tua serva! Vê a minha aflição e lembra de mim! Não esqueças a tua serva! Se tu me deres um filho, prometo que o dedicarei a ti por toda a vida e que nunca ele cortará o cabelo.

19Na manhã seguinte Elcana e a sua família se levantaram cedo e adoraram a Deus, o Senhor. Aí voltaram para casa, em Ramá. Elcana teve relações com a sua esposa Ana, e o Senhor respondeu à oração dela. 20Ela ficou grávida e, no tempo certo, deu à luz um filho. Pôs nele o nome de Samuel e explicou:
– Eu pedi esse filho a Deus, o Senhor.

CONCLUSÃO
O Senhor se agrada dos votos porque por eles podemos conhecer a sua grandeza e ao mesmo tempo são desafios à nossa fé.
.

Glórias ao Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário