GUARDANDO NOSSOS SENTIMENTOS E EMOÇÕES
CONTROLANDO O PENSAMENTO - FILIPENSES 4.1-8
INTRODUÇÃO:
Como deve ser o pensamento do crente? Com o que ele deve ocupar sua mente? Podemos controlar o nosso pensamento?
1) O JUÍZO DE DEUS É DETERMINADO DE ACORDO COM AS IMAGINAÇÕES DOS NOSSOS PENSAMENTOS
No tempo de Noé, o Senhor viu a maldade dos atos humanos, olhou para dentro das mentes das pessoas e concluiu que toda aquela geração estava perdida e sem jeito porque “a imaginação dos pensamentos era só má continuamente”.
Genesis 6.5
Usando a sua Onisciência, olhou para o coração deles no futuro e constatou que eles se desviariam e que seus pensamentos a seu respeito iriam mudar depois que possuíssem a terra.
Deuteronômio 31.16
Quando o Senhor estava prestes a introduzir o povo de Israel na terra prometida, na terra de Canaã, olhou para o coração deles e constatou a realidade ou seja, soube o que eles pretendiam fazer e que estava oculto em seus corações.
Deuteronômio 31.21
2) O QUE JESUS REVELOU SOBRE O PENSAMENTO
Quando o Senhor quer saber se uma pessoa o ama, não olha somente o seu exterior, olha também para o coração e pensamento. Temos que amar a Deus de todo o nosso coração, alma e pensamento.
Mateus 22.36-38
O coração do ser humano é a fonte de onde emanam os seus pensamentos (bons ou maus) que redundam em suas ações (boas ou más). Marcos 7.20-23
Jesus sonda e conhece o que passa no coração do homem. Lucas 24.36-39
3) O CONTROLE DO PENSAMENTO
Quando vivíamos no mundo e na incredulidade éramos cegos de entendimento, Satanás havia posto uma cegueira mental profunda que nos impedia de ver a luz do evangelho, não tínhamos o controle dos nossos pensamentos.
2 Coríntios 4.3-4
A cegueira do entendimento era tão profunda que andávamos entenebrecidos de mente, na vaidade dos pensamentos e fazendo o que não convém.
Efésios 4.17-19
Quando aceitamos ao Senhor Jesus em nossos corações passamos a receber luz em nosso entendimento por isso fomos ouvindo, vendo, crendo porque a luz do Senhor veio iluminando o nosso interior e passamos a enxergar com os olhos do nosso entendimento.
Efésios 1.16-20
Hoje, como já enxerga com os olhos do entendimento, o crente deve fazer um exercício mental contínuo e diário ocupando sua mente com o que é saudável.
Filipenses 4.8; Colossenses 3.1-7
O crente pode adotar o pensamento como uma arma contra o pecado e contra todo o mal.
1 Pedro 4.1-2
O crente pode até programar o pensamento como forma de prevenção contra o pecado.
1 Pedro 1.13-16
CONCLUSÃO
Quando o crente adota o novo entendimento que ele obtém em Cristo ele é transformado e passa a experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12.2
VISITE: mensageirozn.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário