domingo, 27 de outubro de 2013

DOUTRINA - O TABERNÁCULO - O LUGAR SANTÍSSIMO E SEUS MÓVEIS

DOUTRINA – 37/2013 – O TABERNÁCULO: LUGAR SANTO DOS SANTOS E SEUS OBJETOS
TEXTO: Êxodo 39.33-38

INTRODUÇÃO –
O Lugar Santíssimo, ou Lugar Santo dos Santos, era a parte mais íntima do Tabernáculo. Esta parte do Tabernáculo era chamada de “A Tenda do Encontro”, pois ali, era onde o Sumo Sacerdote ficava frente a frente com o Senhor. Somente o sumo sacerdote poderia adentrar ali, ainda assim, não poderia entrar a qualquer hora, havia um tempo determinado por Deus para isto.

1)    OS MÓVEIS DO LUGAR SANTÍSSIMO
O Lugar Santíssimo ficava depois do Lugar Santo, separado por um véu.
No Lugar Santíssimo estavam a Arca da Aliança e o Propiciatório
Êxodo 26 –
33     Pendure o véu pelos colchetes e coloque atrás do véu a arca da aliança. O véu separará o Lugar Santo do Lugar Santíssimo.
34     Coloque a tampa sobre a arca da aliança no Lugar Santíssimo.

2)    A ARCA DA ALIANÇA – Êxodo 25.10-15
O Senhor deu a Moisés instruções específicas para se fazer a Arca: comprimento, largura, altura, coberta de ouro por dentro e por fora, com uma coroa de ouro ao redor, com argolas e varas para ser levada pelos levitas.

3)    A FUNÇÃO DA ARCA DA ALIANÇA
A Arca da Aliança, chamada também de Arca do Testemunho, se destinava para guardar os elementos sagrados e como sugere o próprio nome continha os elementos da Aliança firmada por Yahweh e a nação de Israel que jamais deveria ser esquecida por nenhuma das partes e nem tampouco quebrada.
Hb 9.3 -Por trás do segundo véu havia a parte chamada Lugar Santíssimo[35],
[35] Grego: Santo dos Santos.

 4      onde se encontravam [1]o altar de ouro para o incenso e [2]a arca da aliança, totalmente revestida de ouro. Nessa arca estavam o vaso de ouro contendo o maná, a vara de Arão que floresceu e as tábuas da aliança.

a)      As Tábuas da Aliança – Êx 25.16
As primeiras tábuas da Aliança nas quais o Senhor havia escrito, Moisés as quebrou quando desceu do monte e viu o povo adorando o bezerro de ouro (Ex 31.18;32.15,16,19). Depois disto, o Senhor escreveu novamente as mesmas palavras em outras pedras (Ex 34.1,28,29; 40.20), e Moisés as colocou dentro da Arca como o Senhor havia mandado.
As tábuas da Aliança é o Testemunho (EX 40.20), o pacto firmado entre o Senhor e a Nação de Israel, era os termos do acordo, e estava dentro da Arca para lembrar o compromisso firmado por ambas às partes.

b)      O vaso de ouro com o maná – Êxodo 16.32-34
O maná foi o alimento que o Senhor deu ao povo de Israel no deserto por quarenta anos até chegarem aos termos da Terra de Canaã (EX 16.35). O Senhor mandou colocar um vaso contendo o maná na Arca para servir de prova concreta da sua PROVIDÊNCIA.  As futuras gerações, além de saber deveriam ver uma prova concreta de como Deus milagrosamente alimentou o seu povo nos lugares áridos por onde passou até chegar à terra que mana leite e mel.

c)       A vara de Arão – Números 17.10
A Vara de Arão foi posta na Arca como prova de que O Senhor é quem escolhe e chama aqueles a quem quer para exercer o sacerdócio. Ninguém pode consagrar a si mesmo porque Deus  só aceita no sacerdócio aquele a quem escolhe. O Senhor mandou colocar a vara de Arão na Arca depois que puniu severamente aos levitas Corá, Datã e Abirão e mais duzentos e cinquenta homens com eles por se levantarem contra Moisés e Arão acusando-os de “se elevarem por conta própria acima da Nação”, eles defendiam que todos eram santos e que qualquer um poderia exercer ministério perante o Senhor (Nm 16.1-36); e depois que matou em um momento só 14.700 homens por acusarem Moisés e Arão pela morte de Corá, Datã , Abirão e dos demais que estavam com eles. O Senhor propôs que trouxessem uma vara para cada tribo dos filhos de Israel e a que florescesse seria a que havia sido escolhida por ele para estar no sacerdócio perante o Senhor. A vara de Arão então floresceu e todo o povo se conscientizou que realmente o Senhor escolheu a Moisés e Arão para ministrarem perante Ele.

Continua...

DOUTRINA: O TABERNÁCULO - O LUGAR SANTÍSSIMO E OS SEUS MÓVEIS (SLIDS)























terça-feira, 22 de outubro de 2013

CONVENÇÃO CIMADEC 2013

Eis o cartaz da nossa Convenção. Os obreiros que tem o interesse em participar é bom saber:
a) A nossa convenção tem dois momentos: Primeiro - é a escola bíblica de obreiros que se realiza de quinta-feira a sexta-feira. Neste primeiro momento oito estudos bíblicos são ministrados dentro do tema escolhido por pastores ou evangelistas capacitados visando o crescimento ministerial de todos. Segundo - é o momento convencional onde são tratados os assuntos convencionais, neste momento, somente pastores e evangelistas tem direito a voz e voto, os demais são expectadores e este período se estende desde sábado até o último turno de trabalho que é no domingo de manhã.
b) Nossa Convenção ainda não tem sede própria em funcionamento por isso, será mais uma vez realizada nas dependências cedidas da AD Vida Nova de Nova Metrópole. A hospedagem será da forma como já conhecemos. Cada um leva sua rede e estende onde tiver armadores, a alimentação será servida no refeitório da própria igreja.
c) Todos os obreiros e esposas deverão fazer suas inscrições: R$ 50,00 para os obreiros e R$ 30,00 para as esposas (que afinal deverão também se reunir para estudos e troca de experiências numa programação especial à parte). 



segunda-feira, 14 de outubro de 2013

DOUTRINA – 36/2013 – TABERNÁCULO: LUGAR SANTO E SEUS OBJETOS (TEXTO PARA IMPRIMIR)

DOUTRINA – 36/2013 – TABERNÁCULO: LUGAR SANTO E SEUS OBJETOS
TEXTO: Êxodo 39.33-38

INTRODUÇÃO –
O Lugar Santo era a segunda parte do Tabernáculo. Era a repartição do meio, ou repartição intermediária. Este Lugar Santo era privativo somente os sacerdotes entravam ali para mediar o povo diante de Yahweh. O Lugar Santo representa o Senhor Jesus como nosso Mediador.

OS OBJETOS DO LUGAR SANTO
No Lugar Santo havia três objetos: O altar de incenso, do lado direito havia a mesa dos pães da proposição, e do lado esquerdo havia o candelabro.

1)   A MESA DOS PÃES DA PROPOSIÇÃO – ÊXODO 25.23-30
Sua função era apresentar os pães durante a semana. Nesta mesa eram expostos semanalmente 12 pães representativos das 12 tribos de Israel que representavam a provisão dada por Yahweh ao seu povo (Êxodo 25.30).
·         Simboliza alimento espiritual.
·         Prefigura Cristo como o pão da vida – João 6.35; João 6.50,51
·         Na vida cristã simboliza a necessidade de dar graças a Deus pelas provisões diárias – 1 Tessalonicenses  5.18

2)   O ALTAR DE INCENSO – ÊXODO 30.1-10
Sua função era queimar incenso duas vezes ao dia. Neste altar eram realizados rituais que traziam a lembrança, uma constante adoração que Yahweh devia receber (Êxodo 30.7-8).
·      Os ingredientes do incenso - Estoraque, e Onicha, e Galbano (Êxodo 30.34-38).
·      Simboliza intercessão, oração – Salmos 141.1-2; Apocalipse 8.3-4
·                                        Prefigura cristo como intercessor - Hebreus 7.25
Na vida cristã simboliza a necessidade de vida diária de oração e  adoração – 12 motivos para oração: 1 Ts 5.17; Lc 21.36; Mt 21.22; Rm 12.12; Mc 11.25; Tg 5.15; Mt 26.41; Mc 13.33; Tg 5.16; Fp 4.6; 1 Pe 4.7; MT 17.21.

3)   O CANDELABRO - ÊXODO 25.31-40
Tinha a função de iluminar o lugar sagrado e como figura de Israel que representava a luz de Deus  entre as nações (Êxodo 25.37).
·      O combustível do castiçal era o azeite - Êxodo 27.20-21
·      Espevitadeira –

Espevitadeira - Tesoura para espevitar pavios.
Espevitar -  1 Aparar o morrão de (candeeiro, vela etc.). 2 Repuxar a torcida de (candeeiro ou candeia), para avivar a luz.

·      O Candelabro – Menorah (Hb) - Simboliza a luz constante que irradia a vida que se envolve com seu Criador, e por isso era mantido aceso ininterruptamente.
·      Prefigura Cristo como luz do mundo – João 1.6-9; João 8.12; Apocalipse 1.13
·      Simboliza na vida cristã a necessidade de testemunhar de Cristo às nações – Mateus 5.14

CONCLUSÃO
A mesa dos pães da proposição simboliza a gratidão; o altar de incenso representa a nossa vida de oração e o candelabro nos fala da nossa missão neste mundo que é testemunhar de Cristo para os que vivem em trevas.

DOUTRINA: TABERNÁCULO - O LUGAR SANTO COM SEUS UTENSÍLIOS E SIMBOLOGIAS (SLIDES)